150 anos da Imigração Italiana: conheça sabores típicos de gelato para comemorar a data
Brasil celebra mais um ano da Imigração Italiana devido à chegada do navio Sofia, em 1974, ao litoral capixaba
Há 16 anos é celebrada a chegada do primeiro grupo de italianos ao Porto de Vitória (ES) com o Navio Sofia, que ocorreu em 21 de fevereiro de 1874. Com isso, a data passou a ser conhecida como Dia Nacional do Imigrante Italiano e, anualmente, é uma das homenagens brasileiras ao povo que tanto contribuiu com a história e a cultura no Brasil. Com cerca de 15 milhões de descendentes e 350 mil ítalo-brasileiros com cidadania reconhecida, o território nacional possui a maior comunidade italiana fora do país.
Na gastronomia, além das massas, a grande adição à nossa diversidade são os gelatos, feitos com frutas frescas, gelo, e podem conter (ou não) leite. Sem adição de gordura hidrogenada, conservantes e aromatizantes artificiais, os gelatos são mais saudáveis e menos calóricos que o sorvete comum, e vêm ganhando espaço e fãs nas metrópoles brasileiras.
Respeitando as tradicionais receitas do berço do gelato, a Cuor di Crema, rede de gelaterias artesanais de método italiano, selecionou sabores típicos do país europeu para saborear:
Pistacchio
Obra-prima feita com ingredientes nobres, o Pistacchio é um sabor marcante pela cor, aroma e mistura de texturas, que garantem lugar na memória dos apaixonados por gelato. |
|
Limone Sciciliano
Para manter a tradição da Sicília, região da Itália original deste produto, a casca do limão também é utilizada na preparação do gelato, para acrescentar personalidade e sabor único. Também não leva leite, tornando-se opção para veganos e intolerantes a lactose. |
Fichi com Noci
União entre o figo, original da costa Mediterrânea, e as nozes, levadas da Ásia à Europa no anos 500 a.C., este sabor é tradição italiana há séculos e foi homenageado com um gelato sofisticado e único.
Tiramisù
Uma das sobremesas italianas mais tradicionais, o Tiramisù, que em português significa algo como “alegra-me” ou “coloca-me para cima”, tem como ingrediente principal o café, equilibrando o sabor meio-amargo com leite, para um casamento perfeito.
Sobre a Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas que garantem produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. O gelato Cuor di Crema tem uma lista extensa de sabores autênticos, são mais de 90 receitas que proporcionam uma experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender na marca, são dois modelos de negócios: quiosque e loja