A Revolução do Monitoramento do Sono: Avanços Tecnológicos e a Importância do Diagnóstico Preciso
*Por Alexandre Annibale
O sono desempenha um papel essencial na manutenção da saúde física e mental, influenciando diversos processos biológicos no corpo. No entanto, distúrbios do sono, como a apneia, são frequentemente negligenciados, e muitas vezes não são diagnosticados pela grande maioria da comunidade médica. Um dos motivos para essa lacuna é a falta de recomendação generalizada para exames de sono, especialmente os que podem ser realizados no conforto de casa. O exame do sono domiciliar tem se mostrado uma solução prática e eficaz, permitindo que pacientes monitorarem a qualidade do seu sono em um ambiente familiar, sem as interrupções que podem ocorrer em laboratórios de sono tradicionais.
Nesse cenário, a tecnologia tem desempenhado um papel revolucionário, oferecendo novas maneiras de monitorar e diagnosticar distúrbios do sono. A Apple, está lançando um novo relógio com a capacidade de fazer o screening de apneia do sono, o que representa um avanço significativo na acessibilidade dessas ferramentas de monitoramento. Relógios como esses são importantes na medida em que oferecem uma maneira fácil e acessível de as pessoas acompanharem seus padrões de sono, incentivando a busca por diagnóstico e tratamento quando necessário. No entanto, vale ressaltar que, embora essas tecnologias representem um avanço considerável, elas ainda não são validadas para diagnóstico médico. O uso desses dispositivos pode levantar bandeiras vermelhas e motivar as pessoas a buscarem auxílio médico, mas os resultados fornecidos por eles ainda carecem de precisão clínica.
Biologix: A Tecnologia Brasileira a Serviço da Saúde do Sono
É nesse ponto que o Biologix se destaca. Essa ferramenta foi uma verdadeira revolução na medicina do sono, oferecendo diagnósticos precisos de maneira acessível e validada clinicamente. Enquanto os wearables, como os relógios da Apple, são importantes para o monitoramento geral e o acompanhamento dos hábitos de sono, o Biologix, um exame do sono de tecnologia brasileira de ponta, se destaca por sua praticidade e eficiência. Realizado em casa, o paciente pode dormir no conforto do seu lar, sem a necessidade de se adaptar a um ambiente unfamiliar. Através de sensores e inteligência artificial, o Biologix coleta dados sobre a respiração, oxigenação, frequência cardíaca, movimentos corporais e padrões de sono, fornecendo um panorama completo da qualidade do sono do paciente.
Ainda que os avanços tecnológicos estejam cada vez mais integrados ao cotidiano, e relógios como o da Apple tragam inovações, ainda não há validação suficiente para que eles possam substituir exames clínicos. É provável que, em um futuro próximo, esses dispositivos evoluam para oferecer diagnósticos mais precisos e se tornem ferramentas complementares às já disponíveis na medicina do sono. Isso trará um impacto significativo no diagnóstico precoce e no tratamento de distúrbios como a apneia, tornando o cuidado com a saúde do sono mais acessível para a população em geral.
*Alexandre Annibale é cirurgião dentista, especialista em ortodontia, capacitado em odontologia do sono e doutorando pelo laboratório do sono do InCor, da Faculdade de Medicina da USP.
Rua Estados Unidos 628 (Jardim Paulista), São Paulo, SP