Condução Segura: Prevenção de Acidentes de Trânsito Relacionados à Apneia do Sono
*Por Alexandre Annibale
A segurança nas estradas é uma preocupação constante, e os riscos associados à sonolência ao volante estão se tornando cada vez mais evidentes. Um dos principais contribuintes para essa sonolência é a apneia do sono, um distúrbio comum que afeta a respiração durante o sono. Indivíduos com apneia do sono têm um risco significativamente maior de se envolverem em acidentes de trânsito devido à sonolência durante o dia.
A apneia do sono é caracterizada por pausas na respiração durante o sono, muitas vezes devido ao colapso das vias respiratórias superiores. Essas pausas podem durar de alguns segundos a minutos e podem ocorrer dezenas de vezes por hora. Como resultado, os padrões de sono são interrompidos, levando a uma qualidade de sono pobre e fragmentada. Durante o dia, os indivíduos com apneia do sono frequentemente experimentam sonolência excessiva, fadiga, dores de cabeça matinais e dificuldade de concentração.
A privação de sono é um problema muito comum entre motoristas profissionais, como os de Uber, caminhoneiros e motoristas de ônibus. Estudos indicam que uma pessoa que passa 24 horas sem dormir apresenta um desempenho equivalente ao de um homem de 90kg que tenha consumido 12 copos de cerveja. Não dormir é tão prejudicial quanto beber e dirigir, pois a perda de reflexo é a mesma.
Os riscos associados à apneia do sono são especialmente preocupantes quando se trata de dirigir. Estudos mostram que os motoristas com apneia do sono não tratada têm um risco até sete vezes maior de se envolverem em acidentes de trânsito. Isso ocorre porque a sonolência excessiva pode afetar negativamente o tempo de reação, a atenção, a tomada de decisões e a coordenação motora, tornando mais provável que os motoristas adormeçam ao volante ou tenham dificuldade em manter a atenção na estrada.
Existem soluções eficazes para o tratamento da apneia do sono que podem ajudar a reduzir significativamente os riscos associados à condução. A solução é individualizada para cada caso. As opções de tratamento são o CPAP, aparelho intraoral de avanço mandibular, fonoterapia, perda de peso. Além do tratamento individual da apneia do sono, campanhas de conscientização podem destacar os sinais e sintomas, incentivar os indivíduos a procurarem ajuda para diagnóstico e tratamento e promover hábitos saudáveis de sono para todos os motoristas.
*Alexandre Annibale é cirurgião dentista, especialista em ortodontia, capacitado em odontologia do sono e doutorando pelo laboratório do sono do InCor, da Faculdade de Medicina da USP.
Rua Estados Unidos 628 (Jardim Paulista), São Paulo, SP