Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Imóveis para solteiros se destacam no mercado imobiliário

Imóveis para solteiros se destacam no mercado imobiliário

Venda de apartamentos compactos vem crescendo para este público, que celebra seu dia neste 15 de agosto

Segundo pesquisa Raio X da Fipezap, realizada no primeiro trimestre de 2023, 14% dos compradores brasileiros de imóveis nos últimos 12 meses com objetivo de moradia visavam morar sozinhos. Entre os que declararam intenção de adquirir imóveis nos próximos meses, 16% pretendiam viver só no novo espaço. Por sua vez, levantamento da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), mostra que o número de lançamentos de apartamentos de um quarto vem crescendo. Em 2019, foram apenas 81, em 2020, 777, em 2021, 851 e em 2022, 1264 unidades lançadas. Em percentuais, em 2020, representou 9,7% dos lançamentos. Em 2021, 7,9% e em 2022, 11,1%.

Em 2012, havia no Brasil 7,5 milhões de domicílios com um único morador. Em 2021, esse número subiu 43,7%, chegando a quase 10,8 milhões. O dado aparece na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em julho do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado corrobora com a pesquisa acima, sobre intenção de compra de imóvel. No Brasil, o Dia do Solteiro é celebrado em 15 de agosto e podemos dizer que eles estão com tudo no mercado imobiliário.

Em Goiânia, a Opus Incorporadora foi a primeira construtora a lançar compactos de luxo, com a linha Gyro, e segue sendo destaque no segmento. O gerente comercial de lançamentos da construtora, Gabriel Santos, revela que os solteiros se destacam na compra dos compactos. “Nesse segmento, as vendas para os solteiros representam 47,27%. Eles compram tanto para moradia quanto para investimento. Além disso, as famílias estão diminuindo, conforme mostram algumas pesquisas”.

Lançado em 2020, o Gyro Vaca Brava é o primeiro empreendimento da linha dos compactos de luxo. Possui apartamentos com medidas a partir de 44,82 m². Já o segundo projeto, o Gyro Rooftop, com unidades a partir de 46 m², foi lançado no final do mesmo ano e se destacou por ser o primeiro compacto de luxo na capital com opção de poolhouses, ou seja, com uma piscina privativa. Nos anos seguintes vieram o Gyro Ricardo Paranhos, com apartamentos a partir de 48 m² e o Gyro O2 Reserva Ybiti, com unidades a partir de 42 m².

A empresa lançou ainda o mixed-used Geo 136, onde na ala residencial, o Geo Home 136 os apartamentos possuem uma e duas suítes e medidas de 42 m² a 74 m². Neste ano, a empresa lançou o complexo imobiliário Cidade Opus, que possui uma torre apenas de compactos de até 47 m².

Total
0
Share

Conteúdo Protegido