Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Por Que Fazer um Exame do Sono? 

Por Que Fazer um Exame do Sono? 

 

*Por Alexandre Annibale 

 

O sono é um dos pilares fundamentais da saúde, ao lado de uma boa alimentação e da prática regular de exercícios físicos. Apesar de sua importância para o equilíbrio físico, orgânico e mental, ele ainda é amplamente negligenciado tanto por pacientes quanto por profissionais de saúde. Isso ocorre, em parte, pela falta de abordagem sobre sono nas graduações de medicina e outras áreas da saúde. Como resultado, exames relacionados ao sono raramente são incluídos em check-ups de rotina, embora sejam tão importantes quanto exames de sangue ou tireoide. 

 

Existem mais de 80 distúrbios do sono catalogados, e muitos deles podem ser diagnosticados por meio de exames como a polissonografia. No entanto, há distúrbios, como a insônia, cujo diagnóstico é clínico e depende de uma análise detalhada do histórico do paciente. Cerca de 40% da população sofre de insônia, enquanto 33% apresenta apneia do sono, um distúrbio que pode ser detectado pelos diferentes tipos de polissonografia disponíveis. 

 

Por Que Fazer um Exame do Sono? 

O sono é essencial para processos vitais do corpo. Durante os estágios profundos do sono, hormônios como o GH, testosterona, grelina e leptina são secretados, desempenhando papéis cruciais no crescimento, no metabolismo e na saciedade. Além disso, a fase REM é responsável pela consolidação da memória, fixação do aprendizado e ativação do sistema glinfático, uma “faxina cerebral” que remove proteínas que podem prejudicar a sinapse e levar a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. 

 

A realização de um exame do sono permite identificar possíveis distúrbios que afetam não apenas a qualidade de vida, mas também a longevidade. Distúrbios como apneia do sono, quando não tratados, podem desencadear doenças graves, incluindo hipertensão, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

 

Tecnologia e Conforto no Diagnóstico 

Exames modernos, como o Biologix, permitem diagnósticos precisos de forma prática e menos invasiva. Esse exame é uma polissonografia realizado no conforto do lar do paciente, utilizando sensores que registram dados vitais como respiração, oxigenação e frequência cardíaca, para diagnóstico de apneia. Com o suporte da inteligência artificial, o Biologix oferece um diagnóstico detalhado, sendo especialmente eficaz para detectar apneia obstrutiva do sono. 

 

Benefícios de Investir na Saúde do Sono 

Realizar um exame do sono não apenas auxilia no diagnóstico, mas também oferece diversos benefícios, como: 

Prevenção de doenças graves: Identificar e tratar distúrbios precocemente evita complicações de saúde maiores. 

Melhora da qualidade de vida: Tratamentos adequados proporcionam mais disposição, concentração e bem-estar. 

Tratamento personalizado: O exame permite soluções específicas para cada paciente. 

Conscientização sobre o sono: Incentiva mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. 

 

Quando Procurar um Exame do Sono? 

Pessoas que enfrentam dificuldades como roncos excessivos, sensação constante de cansaço, insônia ou problemas de concentração durante o dia devem buscar orientação médica e considerar a realização de um exame do sono. Existe uma comorbidade em que a insônia e a apneia podem ocorrer ao mesmo tempo, tornando o diagnóstico ainda mais importante. Problemas respiratórios durante a noite, como a apneia do sono, muitas vezes passam despercebidos, mas podem causar impactos significativos na saúde cardiovascular e no bem-estar geral. 

 

*Alexandre Annibale é cirurgião dentista, especialista em ortodontia, capacitado em odontologia do sono e doutorando pelo laboratório do sono do InCor, da Faculdade de Medicina da USP. 

 

Av. Rebouças, 411 (Jardim Paulista), São Paulo, SP 

Total
0
Share

Conteúdo Protegido