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Produtos personalizados e mais satisfação: como a Neurociência é utilizada pelas empresas na experiência do cliente

Produtos personalizados e mais satisfação: como a Neurociência é utilizada pelas empresas na experiência do cliente

Marcas aderem a diversas estratégias da Neurociência para aumentar vendas e fidelização

*Por Regina Monge

O ser humano toma decisões o tempo todo, em diversos contextos e com diferentes níveis de importância. Esse processo decisório é complexo e influenciado por uma variedade de fatores neurobiológicos e psicológicos. Desde a escolha de um sorvete baseada em memórias afetivas entre tantos outros sabores, até a decisão de compra motivada por recomendações sociais, como comprar uma tinta específica recomendada por um amigo para a reforma da casa, ou até mesmo decidir se a louça será lavada agora ou mais tarde, é fato que toda ação é resultado de uma decisão anterior. A Neurociência oferece insights valiosos sobre os mecanismos subjacentes a essas decisões.

A Neurociência, por exemplo, é um campo da ciência dedicado ao estudo dos diversos fatores que influenciam as escolhas humanas, seja de forma intuitiva, com base em valores, ou de maneira racional. O conhecimento acumulado nessa área pode ser valiosamente empregado pelas empresas para aprimorar a entrega de produtos e serviços aos clientes, bem como para promover maior fidelização.

No contexto empresarial, a compreensão dos processos cognitivos e emocionais dos consumidores tornou-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de marketing e fidelização de clientes. A aplicação dos princípios da Neurociência permite às empresas identificar padrões de comportamento, criar estímulos emocionais e personalizar a experiência do cliente de forma mais eficiente.

A implementação de conhecimentos e recursos da Neurociência no mundo empresarial é cada vez mais comum, já que ela permite que marcas identifiquem padrões nas escolhas de um determinado público, bem como possibilita a construção de diversos elementos que funcionam como estímulos na mente do potencial cliente. Em linhas gerais, a Neurociência aplicada aos negócios permite que as marcas consigam informações valiosas sobre os hábitos e emoções humanas. E isso vale ouro em mercados cada vez mais competitivos hoje em dia.

De acordo com um levantamento recente realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 70% das companhias brasileiras reconhecem a importância do uso intensivo de dados nas suas estratégias voltadas ao marketing. Ou seja, conhecer a fundo o público é a chave central para vender mais e, claro, também fidelizá-lo. Mas como as empresas utilizam a Neurociência a favor do negócio e crescem por meio dela?

Os dados obtidos podem ser analisados estatisticamente e representados graficamente para fornecer evidências sobre padrões de exibição específicos. Ao analisar as fixações e uma variedade de outras métricas, os pesquisadores podem determinar o grau de eficácia de um determinado produto ou peça publicitária. Segundo vários estudos, a região do cérebro mais afetada na tomada de decisão de compra é aquela relacionada às emoções; 95% do nosso processo de decisão é subconsciente (não racional).

As tradicionais ferramentas de marketing, como entrevistas e grupos focais, têm encontrado um valioso complemento nas tecnologias biométricas e no neuromarketing. Instrumentos como o Eye Tracking, a Leitura Facial e a Resposta Galvânica da Pele (GSR) estão revolucionando a maneira como entendemos a decisão de compra inconsciente dos consumidores. A integração dessas metodologias com a neurociência, especialmente no ambiente online, tem permitido às empresas uma análise mais profunda e ágil dos comportamentos e preferências do consumidor, facilitando estratégias de marca mais eficazes e personalizadas.

Entre essas tecnologias, o Eye Tracking destaca-se por sua capacidade de revelar exatamente onde e por quanto tempo a atenção do consumidor é captada, proporcionando insights precisos sobre o que efetivamente chama a atenção durante a experiência de compra ou interação com produtos e serviços.

Portanto, ao adotarem essas inovadoras ferramentas de neuromarketing, as empresas não só ampliam sua compreensão sobre o comportamento do consumidor de maneira mais objetiva e detalhada, mas também potencializam a personalização de produtos e experiências. Isso não apenas eleva a satisfação e a fidelização do cliente, mas também coloca as marcas na vanguarda da inovação em experiência do consumidor, redefinindo as expectativas de personalização e engajamento no mercado contemporâneo.

A Neurociência oferece às empresas a capacidade de criar campanhas de marketing mais impactantes, ao compreender e direcionar as emoções dos consumidores de maneira estratégica. Além disso, a personalização de produtos e serviços com base nas preferências individuais dos clientes pode aumentar significativamente a satisfação e lealdade à marca.

Empresas que implementam estratégias baseadas na Neurociência são capazes de utilizar as emoções ao seu favor, conseguem contar histórias e tocar os consumidores, assim como criam interesses e desejos que as pessoas não haviam percebido até então. O resultado disso é um número maior no alcance, crescimento em vendas diversas, além de mais fidelização do público.

Aspectos como a escolha das cores em um ambiente de varejo, o design de interfaces digitais e a comunicação da marca podem ser otimizados com insights provenientes da Neurociência. Compreender e aplicar esses princípios tornou-se essencial para o sucesso e crescimento sustentável das empresas em um mercado cada vez mais competitivo.

*Regina Monge é especialista em Neurobranding e founder do Neurobranding Lab, empresa que leva ciência e tecnologia às marcas.

 

Sobre o Neurobranding Lab

Com o propósito de ajudar empresas a acelerar a construção de marcas de valor, integrando ciência, tecnologia e insights do comportamento humanos através de uma metodologia única. Conectando especialistas em Ciências Cognitivas, como a Neurociência Aplicada, com Tecnologia, Metodologias Ágeis e Design de Experiências, o Neurobranding Lab se destaca no mercado. O objetivo é centralizar o conhecimento do comportamento humano nas estratégias empresariais, oferecendo consultoria em inteligência de marca e branding. Utilizando pesquisas avançadas como Eye Tracking, Pupilometria e GSR (Galvanic Skin Response), o Neurobranding Lab fornece análises sobre o comportamento do consumidor, promovendo estratégias de marketing eficazes e precisas para o lançamento de produtos e experiências de marca.

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