Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desafios e cuidados na saúde equina

Desafios e cuidados na saúde equina

*Por João Victor Lico

Recentemente, uma pesquisa revelou que cerca de 31% dos cavalos sofrem algum tipo de luxação durante suas vidas. João Victor Lico acredita que esse número pode ser ainda maior, considerando a sensibilidade desses animais e os diversos fatores que podem levar a lesões, como atividades realizadas, esforço repetitivo e manejo inadequado.

Lico destaca a importância da odontologia equina na promoção da saúde geral e no desempenho dos cavalos. Estudos mostram que a saúde dental adequada é crucial, especialmente para animais mantidos em estábulos, onde o desgaste natural dos dentes pode ser comprometido. Pontas afiadas nos dentes podem causar lesões ulcerativas nas bochechas, afetando a mastigação e a digestão, e consequentemente, o bem-estar e desempenho dos cavalos.

Entre os principais desafios de saúde enfrentados pelos cavalos, a síndrome cólica se destaca como a principal causa de morte. O especialista ressalta a complexidade do sistema digestivo equino, tornando essa condição uma ameaça séria, exigindo uma atenção especial dos proprietários e cuidadores. Recomenda-se que os cavalos passem por avaliações veterinárias periódicas, pelo menos duas vezes ao ano, para prevenir complicações e garantir sua saúde.

Ao considerar cavalos de passeio versus cavalos atléticos de performance, João destaca as diferenças em suas necessidades de cuidados. Enquanto os cavalos de alta performance exigem preparo físico e alimentação adequada, com manejo profissional, os cavalos de passeio são muitas vezes criados de forma mais extensiva, com manejo amador. No entanto, independente da finalidade do animal, o controle sanitário deve ser mantido para garantir sua saúde e bem-estar.

Na hora de adquirir um cavalo, ele enfatiza a importância de consultar um médico veterinário para avaliar sua saúde e um profissional para análise técnica, de acordo com a finalidade pretendida. Esses cuidados garantem não apenas a qualidade do animal, mas também a segurança e satisfação do proprietário.

*Por João Victor Lico – CRMV-SP 58641 – é médico veterinário, especialista em clínica e reprodução de equinos e fundador da empresa PIUEQUUS.
Veterinário responsável pela clínica e Reprodução do haras R.A Da ilha.
Veterinário responsável pela reprodução haras Nunes de Souza.
Veterinário responsável pela clínica e Reprodução haras Egídio.
Veterinário responsável pela odontologia, fisioterapia e Reprodução do centro hípico R.A.
Veterinário responsável pela reprodução do haras Toca Do Sapo.

Total
0
Share

Conteúdo Protegido