ICA Advocacia defende consumidores contra companhias aéreas, chega a mais de 10 mil clientes e projeta faturamento de R$ 2,5 milhões por mês em 2024
Escritório criado durante a pandemia teve rápido crescimento e know-how é diferencial no auxílio a clientes de forma 100% on-line
Clientes de empresas aéreas frequentemente precisam buscar seus direitos por causa de prejuízos que ocorrem nos aeroportos de todo o país. Porém, muitas vezes esbarram em burocracias e dificuldades para encontrar o melhor profissional para elaborar um processo judicial que manifeste suas insatisfações. É com base nesse cenário que surgiu o escritório ICA Advocacia, especializado na área de Direito do Consumidor e dedicado à defesa de clientes prejudicados por companhias aéreas. Criada durante a pandemia, a empresa cresceu rapidamente desde então, chegou a mais de 10 mil clientes em seu portfólio e já projeta um faturamento de R$ 2,5 milhões por mês em 2024.
“Iniciamos o ano com 400 novos casos por mês e, em quatro meses, já estamos distribuindo 600 processos mensais. Nossa expectativa é que, até dezembro, tenhamos chegado a 1.000 casos distribuídos por mês, o que representa 1.400 novos clientes mensais. Isso reflete em nosso faturamento, que hoje está em torno de R$ 1,25 milhão de reais, e a expectativa para o final do ano é que cheguemos a R$ 2,5 milhões por mês. Planejamos crescer três vezes em um ano e projetamos um aumento no número de colaboradores de 70 para 100 profissionais até o final de 2024”, destaca Igor Coelho dos Anjos, fundador do ICA.
Os bons números do escritório de advocacia em pouco tempo no mercado se dão devido ao atendimento humanizado e de forma 100% on-line, com o intuito de facilitar o auxílio aos clientes. O ICA entende que o know-how da empresa é um forte diferencial, já que o escritório atua em todo o Brasil e tem clientes e processos em todos os estados do país. Com um perfil de consumidores predominantemente formado pelas classes C e D, o público do escritório se divide entre homens e mulheres, em uma faixa etária em torno de 30 anos.
“Defendemos os direitos dos consumidores em casos que eles são lesados em problemas nos voos, como atraso superior a quatro horas, cancelamento de voo no aeroporto ou faltando menos de 72 horas para o embarque, bem como o extravio temporário ou definitivo de uma bagagem, overbooking, entre outros. Portanto, sabemos quais reclamações geram indenizações, já que temos resultados comprovados e êxito em 90% dos casos — os 10% que perdemos muitas vezes ainda revertemos em recurso. Prestamos um serviço bastante ágil e humanizado do início ao fim, apesar de um grande volume de clientes, pois fazemos um trabalho 100% dedicado àquele caso, já que o mesmo processo é avaliado por vários advogados de diversos setores dentro do escritório”, detalha o criador do escritório.
O amplo conhecimento do ICA nos temas em que atua é consequência do trabalho de seu fundador, Igor Coelho. O advogado trabalhou boa parte da vida em causas contra companhias aéreas e operou em outras frentes até conseguir unir o empreendedorismo ao Direito na criação do ICA Advocacia. Ao final de 2022, Igor Coelho observou o grande crescimento no número de clientes buscando pelos seus serviços e estruturou sua sede no bairro Savassi, em Belo Horizonte/MG. A companhia moveu até o momento 10 mil processos, com uma média de R$ 6 mil de indenização, que se reflete em R$ 60 milhões em indenizações aos seus clientes.
Neste ano, o fundador do ICA entende que o escritório se consolidou no mercado e tornou-se referência no nicho em que atua, seja na quantidade de processos movidos, seja na qualidade do serviço prestado aos clientes e, principalmente, pelos resultados alcançados. “Nosso foco agora é mostrar isso ao público, que eles têm um escritório em que podem confiar, que prestará o melhor atendimento e que vai gerar um excelente resultado a eles. Nosso objetivo final é sermos reconhecidos como o maior do mercado nesse nicho, mantendo esse crescimento exponencial, o que iremos buscar incessantemente para que possamos gerar cada vez mais oportunidades, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. E sabemos que ainda é só o começo da conquista de um sonho muito maior”, finaliza Igor Coelho.
Um dos grandes diferenciais do ICA Advocacia é o uso de Inteligência Artificial para otimizar os processos internos, proporcionando maior agilidade e eficiência em todas as etapas do atendimento ao cliente. A tecnologia é empregada desde a triagem inicial dos casos até o acompanhamento detalhado dos processos judiciais, permitindo uma gestão mais precisa e assertiva. Isso não apenas acelera o tempo de resposta para os clientes, mas também garante uma experiência mais personalizada e fluida, mesmo com o alto volume de casos. Ao integrar IA no fluxo de trabalho, o ICA reforça seu compromisso com a inovação e com a entrega de um serviço de excelência, que alia tecnologia e atendimento humanizado para gerar os melhores resultados.
Sobre o ICA Advocacia
Especializado na área de Direito do Consumidor, especialmente em ações contra companhias aéreas, o escritório ICA Advocacia está no mercado para atender milhares de clientes que tiveram voos cancelados, atrasados, impedimentos de embarque (overbooking) e extravios de bagagem. O escritório tem processos e clientes em todos os estados do país, com uma atuação 100% on-line.